dadus dadus dadus
   Início   Projecto DADUS Ajuda Pesquisa  

Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Responder  |  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: Redes Sociais  (Lida 13656 vezes)
Projecto DADUS
Moderador Global

« Responder #7 em: 12 Março 2009, 16:02:57 »

Um estudo  recente do Federal Office for Information Security (BSI), a entidade alemã responsável pela segurança, classifica o estado da segurança na Internet de “catastrófico” com crescentes exércitos de vírus, worms e troianos a assolarem todos os dias o ciberespaço.
O responsável do gabinete de segurança alemão chama a atenção para  a partilha excessiva de informação  nas redes sociais como o MySpace ou o Facebook, espaços  fáceis de explorar pelos cibercriminosos.

Parecece-nos importante destacar no Fórum mais esta informação que, infelizmente, só vem confirmar as nossas preocupações, relembrando que é sempre possível  minimizar os riscos adoptando  precauções e comportamentos correctos.
A  palavra‐chave  é  não  divulgar  informação  pessoal  e  respeitar  escrupulosamente  informação que detemos sobre outras pessoas. 
Para  tal,  deixamos  aqui  um  conjunto  de  cuidados básicos  extensivos a toda a família:
-  Utilizar pseudónimos; 
-  Não disponibilizar informação pessoal; 
-  Abrir  uma  conta  de  e‐mail  só  para  as  comunicações  no  âmbito  da  rede  social; 
 - Utilizar  um  nome  de  utilizador  e  uma  palavra‐passe  diferente  de  qualquer outra só para aceder à rede social;
 - Pensar bem antes de decidir pôr uma fotografia pessoal no perfil;   
 - Não reconhecer como amigo quem não se conhece verdadeiramente.

Devemos também tentar explicar aos nossos filhos que pertencer a  uma rede social é um acto de responsabilidade. Mesmo quando 
se está disposto a correr certos riscos pessoais,  o que é uma atitude muito comum na adolescência, nunca se pode pôr em perigo a  privacidade de outros.   

Projecto DADUS
Moderador Global

« Responder #6 em: 03 Fevereiro 2009, 13:43:12 »

É uma questão pertinente e desdramatizadora em relação à internet.
As novas tecnologias alargaram, sem dúvida, o espaço a este tipo de crimes e de criminosos que também vão usando os avanços tecnológicos em proveito próprio.
É fundamental recuperar e transmitir aos mais novos o conceito de defesa da Privacidade, cada vez mais arredado das prioridades da nossa educação social.
E a Privacidade é um bem muito nosso que deve ser preservado não apenas na internet. Até hoje, ainda não se descobriu melhor ferramenta para nos precavermos de situações que, mesmo não sendo da gravidade da relatada, não deixam de poder trazer problemas bastante desagradáveis.
Quanto à tentativa de proteger, principalmente, os adolescentes  de se exporem a riscos é uma tarefa diária, que nos deve envolver a todos, e que dura, pelo menos, há séculos.
Para mais informação sobre redes sociais clique neste link http://dadus.cnpd.pt/filez/file/pais/TEORICAS%203.pdf

teresa
Visitante
« Responder #5 em: 03 Fevereiro 2009, 12:17:14 »

Hoje vem nos jornais a história de mais um caso de violação de uma rapariga de 19 anos por um homem de 33, depois de se terem conhecido numa rede social da internet e de posteriores contactos atravé de telemovel.

A Polícia Judiciária já prendeu o agressor e alerta para "os riscos decorrentes de contactos com desconhecidos através da internet".
Acho muito bem. Acho mesmo fundamental que a PJ alerte para estes riscos e para a "prevenção da criminalidade sexual" em relação "aos perigos presentes nas novas tecnologias".
Mas, gostava de saber os números deste tipo de crimes, no tempo das velhas tecnologias, ou mesmo no tempo em que não havia tecnologias.
Ou não existiam riscos, nem violadores?
Projecto DADUS
Moderador Global

« Responder #4 em: 16 Outubro 2008, 11:34:43 »

Tem toda a razão. Na maior parte das vezes, esse tipo de informação parece feito para desistirmos a meio. E, então, quando de trata de sites  de marketing é um verdadeiro susto!
"Obrigar" não podemos. Alertar e tentar que as coisas mudem o mais rapidamente possível, isso sim, estamos nessa.
Até lá, e porque estas coisas não se resolvem de um dia para o outro ( o que é pena), não adie a conversa com os míudos, nem com os graúdos.
São as chamadas de atenção como a sua que, acreditamos, vão melhorando  a realidade.
António Flores
Visitante
« Responder #3 em: 16 Outubro 2008, 09:58:15 »

Ontem, para me "preparar" para a próxima conversa, fui ao Hi5 e li a política de privacidade. Li é uma maneira de dizer...aquilo é completamente ilegível. É enorme, sem qualquer lógica, as informações sobre privacidade estão dispersas, enfim insuportável.
Será que algum jovem consegue ler aquilo? Acho, francamente, que não.
Como é que eu posso dizer aos meus filhos para irem ver a política de privacidade?! Mesmo que o fizesse (e não vou fazer) não teria qualquer efeito prático, porque não leriam mais de um parágrafo e poderia ainda ter a consequência de nunca mais tentarem ler "as letrinhas pequenas".
Será que não se pode obrigar os responsáveis por aquele site a fazer um texto que tenha verdadeiramente o objectivo de informar e que tenha em conta que os príncipais utilizadores são jovens?
Projecto DADUS
Moderador Global

« Responder #2 em: 14 Outubro 2008, 20:37:11 »

Ficamos contentes com as suas palavras e por saber que os seus filhos parecem estar já conscientes dos cuidados a ter. Continue connosco e a conversar com os míudos. E que bom que é eles não estarem sempre de acordo consigo e, melhor ainda, terem um pai que compreende que esse é um comportamento saudável... Parabéns!
António Flores
Visitante
« Responder #1 em: 13 Outubro 2008, 22:11:28 »

Estive a ler o texto disponibilizado aos pais sobre Redes Sociais e achei interessante. Depois resolvi ir ao Hi5 ver o tal formulário para criar o perfil e fiquei estupfacto. Perguntam tudo!
Isto deu uma conversa bem interessante com os miúdos.
Não concordámos em muitas coisas, raramente concordamos (ainda bem!), mas fiquei muito contente com o conhecimento que os miúdos já têm do que não devem fazer. Só discutimos o formulário. O tema das redes sociais irá dar mais umas discussões interessantes
Parabéns ao Projecto DADUS. Foi uma bela ideia da sua criação.
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Responder  |  Enviar este tópico  |  Imprimir  

+ Resposta rápida

início | política de privacidade | ficha técnica | contactos