dadus dadus dadus
   Início   Projecto DADUS Ajuda Pesquisa  

Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o fundo
  Responder  |  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: Magalhães e segurança na internet para os nossos filhos  (Lida 22380 vezes)
Francisco Pereira
Visitante
« Responder #42 em: 21 Fevereiro 2009, 00:26:46 »

Os interessados podem contactar o 243594122 Francisco Pereira e solicitar todo o tipo de informações sobre os cursos de segurança da Internet, desculpem a demora na resposta.
Projecto DADUS
Moderador Global

« Responder #41 em: 03 Fevereiro 2009, 12:25:45 »

Aqui está uma iniciativa preciosa que gostávamos de ver multiplicada por todo o país. Até apetece ir viver para  Almeirim.
Por favor, enviem-nos mais detalhes e um contacto directo para os interessados, entre os quais, nos incluímos, desde já.
Parabéns !
Francisco Pereira
Visitante
« Responder #40 em: 03 Fevereiro 2009, 10:55:31 »

Desde 2002 o Espaço Internet de Almeirim, dá gratuitamente cursos de formação sobre segurança na internet, direccionados para os pais e outros educadores, é uma actividade pioneira em Portugal, podem pedir informações através do mail espacointernetalmeirim@hotmail.com.
jerónimo j. g.
Visitante
« Responder #39 em: 14 Janeiro 2009, 13:23:18 »

O que eu percebo é que infelizmente este país continua cheio de "velhos do restelo", sempre incomodados e azedos com o progresso.
É bom que venham "Magalhães" para os míudos. É importante que se façam coisas para deixarmos de ser os analfabetos informáticos da Europa. É bom que apareçam projectos como este para chamarem a atenção dos cuidados que se deve ter com este novo mundo das internetes, telemoveis, etc.
Meus senhores e minhas senhoras... Roma e Pavia não se fizeram num dia.
confusio
Visitante
« Responder #38 em: 09 Janeiro 2009, 00:22:11 »

Tanta conversa para nada. Vá lá...para quase nada. Magalhães nem vê-lo e hoje, para meu espanto, li que  o Magalhães ainda não chegou a todos os alunos mas já foi anunciado com pompa e circunstância um novo modelo mais sofisticado e mais caro.
Cada vez percebo menos.
maria silveira
Visitante
« Responder #37 em: 17 Novembro 2008, 15:34:02 »

Não lhes enfiem na cabeça a necessidade de proteger os dados pessoais e vão ver que não há controlos parentais que cheguem...
Jorge Borges
Visitante
« Responder #36 em: 15 Novembro 2008, 22:55:54 »

Como configurar o Controlo Parental do portátil Magalhães. Aqui fica, para os educadores, o guia produzido pela Equipa RTE da DGIDC do Ministério da Educação.

http://www.seguranet.pt/index.php?action=file&id=23&module=repositorymodule
Projecto DADUS
Moderador Global

« Responder #35 em: 10 Novembro 2008, 12:03:19 »

Obrigado Catz pela sua preciosa participação. A "Floresta Infinita" está, a partir de hoje, no nosso blog. É uma boa maneira de ocupar algum tempo com os mais novinhos. E, atenção, dentro de dias vamos ter outro jogo!
francisco
Visitante
« Responder #34 em: 04 Novembro 2008, 11:22:43 »

Má notícia:
A escola, "por razões de segurança e funcionamento, apesar de reconhecer o mérito da iniciativa, não permite a utilização das instalações".
Boa notícia:
Os avós de uma criança disponibilizaram a casa aos sábados à tarde para o projecto poder andar para a frente.
Não se trata de cursos  de informática, mas de uma ajuda direccionada para os pais estarem mais à vontade com o Magalhães e assim poderem ajudar os filhos no trabalho e nas precauções a ter.

francisco
Visitante
« Responder #33 em: 03 Novembro 2008, 11:31:34 »

Parabéns ao Projecto Dadus e ao Forum. Soube da vossa existência numa reunião de pais do meu filho mais velho que anda no terceiro ano.
Nessa reunião falou-se praticamente só do Magalhães e da preocupação de muitos pais. Percebi que realmente a maior parte está assustada por não saber como controlar as crianças a navegar na net.
"controlar" é uma palavra que detesto mas foi realmente a que mais ouvi.
De qualquer modo e tirando este pequeno àparte, fiquei muito contente por lá ter estado porque nasceu ali uma ideia que podia ser aproveitada noutras escolas.
Um grupo de pais que percebem destas questões  de informática e segurança, ofereceu-se para ajudar os mais aflitos e duas professoras que se mostraram interessadas, nas próprias instalações da escola.
Falou-se também da hipótese de a Junta de Freguesia participar neste projecto.
Acredito que este seja um dos caminhos e achei que o devia partilhar.

joana rebelo
Visitante
« Responder #32 em: 31 Outubro 2008, 11:30:48 »

À laia de resposta às legítimas preocupações da dona Mafalda:
Tenho 70 anos, sou engenheira civil, nasci numa aldeia do Norte e os meus pais eram analfabetos. Com muito custo e com a ajuda do padre consegui que me deixassem ir para a escola aos 10 anos. Eles achavam que saber ler para uma rapariga era perigoso e  as contas aprendiam-se em casa. Um rapaz vá lá, vá lá.
Quando chegou a altura de ir para o liceu, na Guarda, foi o fim do Mundo. O que eles sofreram a pensar na minha "segurança", "nos perigos que espreitam". As vezes que me disseram que "atrás de um personagem querido se podia esconder alguém com intenções menos boas". O que os velhotes sofreram! Foi preciso muita força para não desistir.
Sempre que tinha um bocadinho  de tempo ensinava a minha mãe que acabou por aprender a ler. O meu pai recusou-se sempre mas, à maneira dele, sentia-se orgulhoso das suas mulheres.
Gostava de lembrar que em 1940 a taxa de analfabetismo em Portugal era de 52%.
Nos últimos anos, a taxa de analfabetismo informático (uma das mais dramáticas da Europa) tem vindo a descer e quero acreditar que iniciativas como a do "Magalhães", com todos os riscos que possam trazer, são preciosas para o avanço das nossas gentes.
Bem hajam.
Catz
Visitante
« Responder #31 em: 31 Outubro 2008, 02:27:53 »

O controlo parental do magalhães vem protegido por um código, e tem 3 perfis definidos, um para a escola e dois para quando o aluno está fora da escola. O Encarregado de Educação/pai/mãe poderá modificar um dos perfis se o que estiver definido por defeito não estiver de acordo com as regras que deseja implementar em casa.
No que diz respeito à segurança na internet, o assunto será concerteza abordado nas aulas, mas caso queira saber mais sobre o assunto, além da informação disponibilizada neste site, há outros dirigidos a pais e alunos sobre as questões que colocou (seguranet, sítio dos miúdos, linhaalerta.internet segura...). deixo aqui alguns atalhos dos mesmos e de alguns jogos didácticos on-line desenvolvidos para esse efeitos:
http://www.seguranet.pt/index.php?section=1, http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp, http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=2229, http://www.wildwebwoods.org/popup.php?lang=pt, http://www.jovensonline.net/FlorestaInfinita.html, http://linhaalerta.internetsegura.pt/

Espero que tenha sossegado um pouco a sua ansiedade com esta resposta, embora tal como tudo na vida não há respostas perfeitas. Temos que ensinar os mais novos a usar o bom senso e a adquirir comportamentos de segurança para diminuir a hipótese de serem enganados...
Catz
Catz
Visitante
« Responder #30 em: 31 Outubro 2008, 02:08:24 »

No Magalhães tem 3 perfis de controlo parental, um para a escola, outro pré-definido por defeito para a situação em que os alunos estão fora da escola e precavendo a possibilidade dos pais não perceberem muito das ovas tecnologias e um terceiro que poderá ser alterado pelos pais que estejam mais à vontade com as novas tecnologias (mediante um código específico).
Mafalda Gouveia
Visitante
« Responder #29 em: 30 Outubro 2008, 13:26:38 »

O assunto que me leva a participar neste fórum prende-se com a segurança na internet para as nossas crianças do primeiro ciclo. Brevemente a maior parte delas terão em seu "poder" o dito Magalhães. O portátil, pelo que já li, vem com aplicação de controlo parental.
Mas quantos pais saberão configurar este controlo?!
Quantos serão os pais que nunca mexeram num computador?!
Quantos serão os que têm uma ideia abstracta ou nula sobre o que é a internet?!
Quem vai ensinar a estas crianças dos perigos que as espreitam ao entrarem em sites que lhes pedem dados pessoais, outras aplicações como as salas de chats, mesmo que sejam dirigidas à idade deles, que não devem nunca revelar as verdadeiras identidades e que por trás de um personagem querido se pode esconder alguém com intenções menos boas???
Deixo este tópico que me preocupa muito enquanto mãe,felizmente informada e sempre a acompanhar e a tentar informar a minha filha destes perigos todos com a maior clareza possível.
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o topo
  Responder  |  Enviar este tópico  |  Imprimir  

+ Resposta rápida

início | política de privacidade | ficha técnica | contactos